Diversas doenças comprometem a coluna lombar necessitando de cirurgia. Hoje, existem diversos tratamentos não cirurgicos para pacientes com doenças na coluna. A cirurgia costuma ser indicada nos casos refratários ao tratamento clinico. As principais doenças são:
1- degenerativas da coluna, como hérnia de disco, canal estreito, protrusão de disco, bico de papagaio, cifose, escoliose degenerativa, espondilolistese, entre outros.
2- Traumatismo na Coluna
3- Tumor na Coluna/medula
O desgaste natural e progressivo dos discos causados por posturas incorretas, obesidade, atividade física e fatores hereditários faz com que o disco saia e quando isso acontece ele vai se chocar contra os nervos da coluna, isso faz gerar a dor da hérnia de disco, e como os nervos da coluna se dirigem para as pernas e braços o paciente pode sentir irradiações tanto para as pernas quanto para os braços. A hérnia de disco da coluna cervical e coluna lombar são problemas comuns na pratica do neurocirurgião. A maioria dos casos são tratados sem necessidade de tratamento cirúrgico. 80% das pessoas sentirão dor lombar em algum momento de suas vidas; 95% das pessoas que sofrem com a hérnia de disco não precisam realizar cirurgia.