A lombalgia, ou dor lombar, ocorre devido a problemas na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns do mundo moderno que vivemos. Ela é causada geralmente por problemas musculares mas também pode ser causada por problemas da articulação da coluna vertebral, ósseos ou por protusão discal. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas, mas na maioria dos casos há resolução espontânea com medicações sintomáticas e medidas relacionados a habitos de vida/fisioterapia.
As principais causas de dores lombares são a má postura, nas atividades domesticas, do trabalho ou durante atividade física.
O neurocirurgião ou o ortopedista tem um papel fundamental no diagnóstico e irá colher uma história detalhada da dor. Também analisará os fatores associados e fará um exame neurológico para o diagnóstico. As lombalgias tem o diagnóstico clinico. Nem sempre é necessário ser avaliada pelo especialista por ser uma doença comum, muitos clínicos e médicos da familia fazem uma excelente propedêutica inicial.
Os exames de imagem são parte fundamental do diagnóstico em casos de pacientes com sinais de alerta. O médico sabe identificar quais são esses fatores já que esses fatores indicam que pode se tratar de uma doença mais grave as causas das dores lombares.
O objetivo inicial do tratamento é o tirar a dor. Para tirar a dor usamos medicações de varias classes como: analgésicos, antiinflamatórios, miorrelaxantes, corticóides e opióides. E fazemos as analise do risco-benefício de cada uma delas no contexto de cada paciente. Outro aspecto relevante é o repouso na fase aguda e posteriormente evitar atividades que sobrecarregam a coluna lombar.